segunda-feira, 26 de junho de 2017

Saúde da mulher na atenção básica: compilando informações que apoiam o ensino-aprendizagem na graduação de enfermagem


É com muito prazer que a Biblioteca da Escola de Enfermagem recebe para compor o seu acervo o livro organizado pelo professor Audrey Vidal Pereira.



Os autores do livro Saúde da mulher na atenção básica: compilando informações que apoiam o ensino-aprendizagem na graduação de enfermagem articulam o processo de Educação em Saúde da Mulher no campo da formação em Enfermagem com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, a partir da proposta de implementação de ações programáticas voltadas para a proteção e promoção à saúde da mulher, descritas nesta obra como: Atenção à saúde da mulher durante o pré-natal de risco habitual; Atenção à saúde da mulher no período do puerpério; Manejo clínico da amamentação; Diálogos sobre a detecção precoce do câncer de mama e do câncer cérvico-uterino. Os autores ainda corroboram a importância da formação de Enfermagem na área da Estratégia Saúde da Família (ESF), visando sempre a qualificação e o aprimoramento em Saúde para atender cada vez melhor a população que busca o seu direito à saúde. A leitura deste livro é importante, porque os temas abordados aproximam cada estudante de enfermagem do seu cotidiano, propiciando-lhes a oportunidade de conhecer e refletir acerca das diversas abordagens pedagógicas, do processo educativo nas práticas de saúde e, sobretudo, da Educação em Saúde voltadas especialmente para a mulher. Trata-se, portanto, de publicação relevante que discorre a respeito dos principais conceitos desses temas que, certamente, serão de grande valia para todos que exercem a assistência de Enfermagem em qualquer nível de atuação, mas especialmente daqueles que lidam diuturnamente com as situações que se apresentam no âmbito da Atenção Básica em Saúde. Cumprimentar os autores é o que nos resta fazer, pela iniciativa de uma abordagem tão profícua e pela publicação tão importante para todos os formandos em Enfermagem que, futuramente, atuarão nesse campo de trabalho.
Apresentação por Prof. Dr. Valdecyr Herdy Alves - Titular no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Líder do Grupo de Pesquisa Maternidade: Saúde da mulher e da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário